Reabilitação

Psicologia e Terapias em ABA

A partir do referencial teórico da Análise do Comportamento Aplicada (popularmente conhecida como ABA) são realizadas intervenções que seguem os princípios da Análise do Comportamento.

Mas que princípios são estes? Porque atualmente é tão comum que termos como ABA estejam circulando por equipes profissionais, sobretudo interdisciplinares?
Uma intervenção baseada em ABA permite uma avaliação funcional dos comportamentos da criança (porque determinados comportamentos ocorrem, qual o reflexo disso para o cotidiano da criança e qual possibilidade interventiva temos) e consegue identificar também quais repertórios já existem (o que a criança já sabe e sua relação com o esperado diante da idade de desenvolvimento).

Dessa forma, é realizado junto à equipes, famílias e ambientes escolares/de lazer da criança, um plano de intervenção, com registros sistemáticos de como seu desenvolvimento tem se estabelecido a partir das estratégias que foram elaboradas. Essa intervenção ocorre de forma singular para cada paciente, e segue os princípios da teoria e técnica em Análise do Comportamento Aplicada

Acompanhamento Terapêutico

O acompanhamento terapêutico é um profissional (em grande parte, da área da psicologia ou áreas correlatas da saúde – como Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, etc.) que tem como foco de intervenção poder acompanhar o paciente em seu cotidiano, recriando possibilidades de autonomia, desenvolvimento e independência junto às estratégias que foram elaboradas a partir da avaliação inicial do terapeuta referência do caso.

Chamamos o Acompanhamento Terapêutico de “dispositivo clínico” pois ele possibilita uma intervenção intra, inter e extra consultório, e pode circular com o paciente pensando e planejando estratégias junto à ele em ambientes dos mais variados: escolas, parques, padarias, mercados, parques de diversão, e conforme a idade... até mesmo festas e baladas (porque não, não é mesmo?). Os locais pelos quais o paciente vai circular com o terapeuta são estabelecidos a partir de uma cuidadosa avaliação inicial da equipe, que estabelece gradualmente objetivos a fim de promover maior qualidade de vida que tenha sentido ao paciente em seu ambiente de convívio.

Orientação Parental e Grupo de Pais

Trata-se de um acompanhamento psicológico, voltado para os pais, com o objetivo de ajudá-los a compreender e dar um melhor contorno às suas atitudes frente aos comportamentos da criança, com foco na promoção de um relacionamento saudável pais-filhos e, consequentemente, da criança com o mundo.

A Orientação Parental pode ser individual, que é recomendada para casos em que um olhar individual da família trará mais benefícios, construindo maneiras novas de solucionar os conflitos e desenvolver uma relação saudável com os filhos. Ou em grupo, que é muito benéfica, pois estar com outros pais que estão passando pelo mesmo movimento de educar os filhos, é muito acolhedor, gratificante e possibilita muitas trocas de experiências, desenvolvimento pessoal e novas ideias para enfrentamento de conflitos.

É muito comum que existam dificuldades ou dúvidas sobre a criação dos filhos. Pode ser por falta de comunicação, birras, autoridade agressiva, limites (ausência ou excesso deles), tecnologia, ou até sobre a melhor maneira de lidar com o comportamento de crianças autistas, TDAH e outros diagnósticos. A orientação parental tem o objetivo de agregar ao conhecimento dos pais e promover um bom relacionamento na família, bem como trabalhar de forma preventiva, através da apresentação de novos contextos e medidas que podem evitar conflitos futuros.

Psicopedagogia

O foco central da avaliação e intervenção psicopedagógica (que é diferente da neuropsicóloga) é que aqui o foco central se dá no processo de ensino-aprendizagem da criança, jovem ou adulto.

A partir da avaliação e leitura da análise dos recursos de aprendizagem daquele indivíduo, novas estratégias podem ser elaboradas e orientadas tanto no ambiente escolar quanto em casa, possibilitando que o paciente tenha novos horizontes, que auxiliem e torne prazeroso aprender e o aprendizado, respeitando a forma pela qual se apropria dos conteúdos que lhe são apresentados.

Psicodiagnóstico infantil

O psicodiagnóstico interventivo infantil se trata de um processo de investigação e intervenção que é realizado a partir das demandas que surgem e tem inquietado os pais, a escola, a família no geral ou a própria criança, e que buscam maior compreensão da dinâmica emocional daquele paciente.

A partir de técnicas e instrumentos de investigação da dinâmica psíquica da criança, o olhar sobre como se dão as formas daquela criança se relacionar com o mundo (um mundo interno e externo), podem se ampliar. Promovendo o autoconhecimento e uma orientação familiar mais direcionada diante daquilo que tem sido fonte de preocupação ou dúvida. Em alguns casos, este processo antecede o processo terapêutico (de atendimento psicológico) da criança.

Psicoterapia de Adultos

O processo terapêutico para adultos ainda gera muitas dúvidas. Será que eu preciso de terapia? Bom, esse é um questionamento bastante comum! Torna-se importante lembrar que a terapia é um espaço possível e necessário para todos. Quantas vezes já se sentiu sobrecarregado tentando dar conta sozinho de tantas questões internas que vão surgindo?

Às vezes, seguir sendo forte o tempo todo tem um custo muito alto, ainda mais com toda a situação do contexto atual, na qual tem sido difícil conseguir respirar e olhar pra dentro sem aquela angústia que, muitas vezes, é tão difícil de encontrar um nome, ou uma definição, não é mesmo? A terapia é um processo para que, a partir da mediação e da escuta de um profissional especializado, passe a ser possível compreender com outros olhares tudo o que vai atravessando a trajetória de cada um.

Psicoterapia Infantil

O processo terapêutico da criança em psicoterapia (terapia com psicólogo) segue um caminho que amplia as possibilidades de autoconhecimento, de entrar em contato com percepções do mundo e poder encontrar um lugar seguro para compreender as emoções e sentimentos de si mesmo(a). Este processo sempre acontece em sintonia com o caminho de orientação parental e orientação escolar, para também possibilitar que estes encontrem um lugar de acolhimento e elaboração de estratégias novas diante das também novas demandas que passam a surgir (muitas delas, esperadas para o desenvolvimento infantil, mas que exigem certo anteparo profissional)

Estas demandas surgem pela própria observação dos pais na dinâmica derotina da criança, bem como observações de familiares, comentários e preocupações que a escola traz, ou mesmo outros ambientes que os filhos frequentam, e nos quais certas formas da criança se relacionar com omundo podem chamar atenção.

Grupos de Habilidades sociais para crianças e Adolescentes: Oficinas e Day Use

Aqui o foco é possibilitar que aquela criança ou jovem possa ampliar suas possibilidades de autonomia, independência, segurança pessoal e habilidades sociais em grupo. Nossos grupos são formados sobretudo por crianças e adolescentes que por vezes enfrentam impasses no relacionamento interpessoal em sociedade. Junto à ideais e a partir de uma ética muito própria do Acompanhamento Terapêutico (leia o tópico “Acompanhamento Terapêutico”) oferecemos um ambiente seguro para que o grupo possa experienciar dinâmicas relacionais novas, mediadas por terapeutas, e que o grupo possa experienciar possibilidades novas de se apropriar de atividades de vida prática e diária.

Elaboramos também aquilo que chamamos de “Day Use” em que oferecemos a possibilidade de dias nos quais, a partir de um prévio planejamento e estruturação de atividades específicas para aquele grupo, são realizadas propostas (sempre mediadas pelos terapeutas) que englobam as mais diversas nuances dentro do amplo espectro das atividades de vida prática e diária, como por exemplo:

● Culinária
● Noção monetária e saídas ao mercado
● Limpeza e organização pessoal
● Saídas de lazer
Aqui nosso projeto tem objetivo grupal e trabalho em equipe.

Instituto Daniela Sanches 

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